domingo, 30 de setembro de 2007

Actualizações no site

O TucowsPT está cada vez melhor do que nos últimos tempos.
As secções eMule e BitTorrent, estão actualizadas e com mais informação útil.

Consegui recuperar algumas versões do eMule Zz evoL e do eMule K2, duas versões portuguesas do eMule que limitam ao tráfego nacional. São duas excelentes alternativas para quem está farto do design do eMule Bowlfish ou do eMule Koizo.
Para mais informações sobre o eMule, ver aqui.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O regresso do Btuga

Penso que com o regresso do "Btuga", fez com que alguns sites de P2P voltassem, inclusive a Max-PT.
Na realidade o dito Btuga regressou com outro nome e com uma (suposta) nova administração.

Segundo os autores desta 2ª versão, pertenciam à team Evolution do Btuga.

Com a ajuda de capturas de ecrã e graças ao Archive.org conseguiram reconstituir o tracker e o fórum, dando-lhe o nome de PT Next mas devido ao nome "PT Next" já estar registado pela Portugal Telecom, alteraram-no para BT Next.

O modo de funcionamento deste "novo" tracker continua a ser a mesma "ditadura"... perdão queria dizer "da altura".

Na minha opinião acho muito estranho conseguirem reconstruir o tracker e o fórum apenas por "prints" e ficar tão igual, alterando basicamente o nome e a cor. Não terá havido mãozinha do Martini-Man (autor do Btuga)?

É de salientar que o tracker está num servidor estrangeiro, pelo menos conta como tráfego internacional, logo dá que pensar se não será uma manobra para evitar que a ASAE feche de novo este querido tracker de muitos.

A Mula da Cooperativa (Max-PT) voltou

No final de Agosto após o encerramento do Btuga por parte da ASAE, a Max-PT decidiu encerrar o seu projecto deixando uma mensagem na página inicial do fórum que na altura não convenceu ninguém. Embora a administração negasse o encerramento por ter haver com o caso Btuga, a maioria das pessoas relacionou-o uma vez que foram passados poucos dias.
No dia 25 de Setembro a Max-PT reabre as portas com o mesmo endereço mas desta vez com um tema diferente do que era, e considerado por todos "legal" desta vez.

A Mula da Cooperativa desta vez não passa de um fórum normal de discussão de temas relacionados com as novas tecnologias entre outros temas.

Por outro lado, o fórum eMuleWorld disponibiliza a antiga base de dados da Max-PT para consulta

Netcabo desliga a torneira dos downloads!

A Netcabo desde esta semana que passou a fazer Traffic Shapping agressivo ao tráfego p2p da sua rede. São enumeros os utilizadores a queixarem-se de um péssimo serviço neste momento, e uma torneira fechada tanto para os downloads como para os uploads.
Para quem não sabe, Traffic Shapping em
informática e no contexto de redes de computadores, é o condicionamento do débito de redes, com a finalidade de priorizar o tráfego e gerir a largura de banda disponível.
Algumas das teorias levantadas pelos clientes é que possivelmente o TS mudaria consoante o tráfego realizado durante o mês, no entanto não se verificou essa situação uma vez que existem utilizadores com 200gb de download no mês e outros com 5gb que se encontram exactamente na mesma situação.

Durante o dia, o download é limitado por volta dos 30kb/s e o upload por volta dos 10 ~ 15kb/s.
A partir das 23:00h, a torneira começa a abrir descaradamente ate cerca de 300kb/s de download e 50kb/s de upload.
Verifica-se também que mesmo para executar download de um demo dos servidores GameOver da Sapo.pt as velocidades correspondem ao contratado se o utilizador não usar nenhum download manager. A partir do momento em que um utilizador Netcabo utilizar um software de download manager, o tráfego que por ai passar será considerado P2P uma vez que o software executa tarefas várias vezes sobre o mesmo IP. Esta situação é incongruente uma vez que o tráfego que dai advem não é P2P.

No entanto, se o cliente Netcabo fizer o download directo pelo gestor do browser (IE, FireFox, etc) que apenas faz uma ligação ao IP, não existe qualquer problema atingindo a velocidade contratada.

Este problema está a assombrar enúmeras comunidades de downloads e de consumidores insatisfeitos com o serviço.

Actualmente este assunto está a ser fortemente debatido no fórum nacional Techzone, o qual poderá acompanhar,
clicando aqui!

Pelo que conseguimos apurar, existem também enúmeras reclamações no portal da Netcabo e até ao momento os responsáveis pelo serviço não conseguiram dar nenhuma resposta concludente acerca do assunto. Se quiser dar uma olhadela ou emitir o seu descontentamento com o serviço,
clique aqui!

Fonte:
Newticias